Páginas

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Lisboa – atrações e curiosidades

A capital histórica de Portugal oferece inúmeras atrações. Em meio ao charme dos bairros históricos, dos bondinhos e da badalada vida noturna dos Lisboetas.
Localizada as margens do Rio Tejo, com 600 mil habitantes, esta metropole conta com boa infra-estrutura de transporte, ótimos restaurantes e lojas de marcas renomadas. O idioma é o portugues, porem, com algumas variações do portugues brasileiro. Seguem alguns exemplos:
“Fila de pessoas”, no Portugues de Portugal que dizer “bicha”. Onibus = autocarro, cafézinho = biquinha, elegante = gira, creme de leite = natas, doceria = pastelaria, entre muita outras palavras e expressões, além claro da pronúncia. Em alguns momentos, parece que a pessoa não está falando portugues…rs.
Em Lisboa, você vai encontrar as famosas “marisqueiras”, casas de frutos do mar. Destaque para a doçaria portuguesa, famosa por seus: pastéis de belem, toucinho do céu, ovos nevados, sonhos entre outros mais.
De Lisboa partiram numerosas expedições na época dos descobrimentos (séculos XV a XVII), como a de Vasco da Gama em 1497. A cidade reforça a sua condição de grande porto e centro mercantil da Europa.
Dentre as principais atrações, destaque para:
OCEANÁRIO: o maior da Europa, e o segundo do mundo, o museu marinho está localizado no Parque das Nações, Representante da Lisboa moderna, o Parque das Nações nasceu em 1998, para acolher a exposição mundial Expo 98 subordinada ao tema dos Oceanos. O Parque das Nações conta com boa infra-estrutura de restaurantes, terminal de ônibus e táxis próximos.  Ótimo passeio para fazer com crianças! Não deixe de dar uma volta no teleferico.
DOCAS DE LISBOA: às margens do Tejo, a região é abriga diversas atrações de vários gêneros. Espaços lúdicos, esplanadas, centros culturais ficam lotados durante o dia. O Centro de Congressos de Lisboa e o Centro Cultural de Belém atraem vários tipos de eventos nacionais e internacionais. A região também é uma das mais badaladas da noite lisboeta, conta com bons restaurantes e vista para os principais monumentos e construções de Lisboa. Uma ótima pedida é saborear um bom bacalhau com batatas ao murro!
TORRE DE BELÉM ponto de partida das Naus portuguesas rumo às  expedições marítimas, a Torre de Belém é um dos principais marcos de Lisboa. Foi construída sobre o Rio Tejo, por D. João II, para servir como fortaleza.
BAIRRO ALTO: Típico e popular, o Bairro Alto é um paradigma de Lisboa. Suas ruelas e becos abrigam lojas sofisticadas, bons restaurantes, livrarias e um ambiente multicultural que se funde à tradição e a antiguidade.
CHIADO Mais sofisticado ainda é o Chiado, bairro tradicional de Lisboa, freqüentado artistas e intelectuais da cidade. No Chiado ficam alguns dos mais famosos cafés de Lisboa, entre eles o "A Brasileira", bem como as escolas de arte, os teatros, uma grande concentração de lojas e muita história. Lá você encontra muitas casas de fado (show tipico portugues) e ótimo restaurantes.
CARMO: vizinho ao Chiado, o Carmo guarda alguns pontos importantes da história de Lisboa, como o Convento e a Igreja do Carmo, além do Largo do Carmo, palco da Revolução dos Cravos, de 1974.
ELEVADOR SANTA JUSTINA: com mais de 100 anos, o elevador é um marco de Lisboa. Liga o bairro do Carmo a Baixa, e oferece uma vista privilegiada da Baixa Pombalina
BAIXA POMBALINA: tradicionalmente o centro comercial de Lisboa.  Concentra uma grande quantidade de lojas de vários gêneros, e separa dois pontos importantes de Lisboa, o Terreiro do Paço e a Praça do Rossio.
TERREIRO DO PAÇO: ou Praça do Comércio, foi durante 200 anos a sede do Império Português. Imponente, é a mais bela "entrada" de Lisboa, visto que a realeza desembarcava em seus degraus de mármore, debruçam sobre o Tejo.
Em sua parte central foi erguida a estátua de D. José I, obra prima do sec. XVIII, e em sua parte posterior, está o Arco Triunfal da Rua Augusta, a entrada para a Baixa.
Atualmente, abriga alguns ministérios ao seu redor, e é palco de inúmeros eventos.
CASTELO DE SÃO JORGE: o castelo foi erguido pelos Mouros a mais de 1.000 anos, na mais alta colina de Lisboa. Do alto de suas muralhas tem-se a vista mais bela de Lisboa
MOSTEIRO DOS JERONIMOS EM BELEM, próximo da Torre de Belem, um enorme complexo de jardins que abriga várias obras de arte. Vale a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário